Segundo LUCAS DORRIAN (2009), “A propaganda de guerrilha está no ato de comunicar de modo diferente, captando a atenção do público de maneira pouco comum, porém com meios surpreendentemente adequados ao produto ou serviço anunciado.”
Pensando em surpreender o público da empresa Vedafoz – Soluções em Impermeabilização que nos contratou não só para esta Ação de Marketing, mas também para realizar todo o Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing, que inclui o estudo do público-alvo: faixa etária, sexo, localidade, comportamento e necessidades para adequarmos a comunicação que despertasse a atenção desse público, surgiu a ideia de realizar uma ação de conscientização sobre os problemas que só quem tem infiltração, goteiras ou mofo em casa sabem como são, porém, de uma forma inusitada.
A ação consistiu na montagem de um cenário de uma sala com móveis e decoração e um casal. Gravamos um efeito sonoro de trovões e chuvas ao fundo para chamar a atenção de quem passava caminhando, em carros ou ônibus pela Avenida Garibaldi (antiga Av. 9), esquina com Avenida Silvio Américo Sasdelli (antiga Av. 3) na Vila A de Itaipu em Foz. Após o efeito sonoro o casal começava a comunicar-se com o público através de placas em formato de balões de conversa de quadrinhos. O diálogo encenado era o seguinte:
A reação de muitos era sorrir com o final da estória. Além de escutarmos: “Minha casa está assim!”, “Muito bem bolado!”, “Que diferente!”.
Este é o propósito e traz para a prática o conceito utilizado na primeira frase deste post: se relacionar com o público de uma maneira pouco comum e surpreendente.
Além do cenário e encenação do diálogo acima, 03 recepcionistas de eventos foram contratadas para fazer a interação com o público que passava próximo do local onde a ação estava sendo realizada. Todas estavam caracterizadas com capas de chuva, abordavam o público e questionavam sobre suas casas ou comércios estarem protegidos contra a chuva. Além da interação, entregavam um kit com um folder com o diálogo em tirinhas e um QR Code/link para acessar o site da promoção e conferir descontos instantâneos para utilização dos serviços oferecidos pela Vedafoz, juntamente com um kit que dizia: “Em caso de infiltração, rompa o lacre”. Ao abrir, havia um lembrete com os seguintes dizeres:
Opções de uso para tratar a infiltração:
• Guarda-chuva em caso de goteira;
• Comprimidos* em caso de dor de cabeça;
• Ou acabe com o seu problema, ligue para a VedaFoz.
O kit estava composto também de um guarda-chuva de chocolate e uma bala simbolizando um comprimido, que também foi muito elogiado pelo público pela criatividade. Tanto o público como todos os demais envolvidos, representantes da See, Vedafoz, atores e recepcionistas chegaram à mesma conclusão: o evento foi um sucesso! A interação do público ao ver a encenação do diálogo ou ao receber o kit era de surpresa, cumprindo o objetivo esperado da ação. Inclusive, as empresas ao distribuírem seus materiais são responsáveis pela coleta e destinação de papéis e quaisquer outros materiais que são distribuídos. Ao refazer o percurso para localizar materiais descartados não encontramos nenhum. Ou seja, o público teve uma aceitação grande do material.
Outro fator que comprova esta constatação são os resultados do monitoramento da ação, pois See Marketing e Design não está preocupada apenas em realizar uma ação isolada, estamos inteiramente comprometidos e preocupados com resultados, pois para nós, o resultado das empresas que são nossas parceiras são nossos resultados. Nesta ação específica, o impacto foi expressivamente positivo para a Vedafoz, resultando em um aumento de 100% do número de solicitações de orçamentos em apenas dois dias após a ação.
E você, o que achou desta ação? Comente e compartilhe!
Fonte: Wikipedia.
Créditos da imagem: Vedafoz, See Marketing e Design.